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A técnica da Meditação em 4 Partes do livro Manhãs Poderosas

Quero compartilhar neste artigo o trecho do livro exclusivo que ensina a técnica de meditação em 4 passos em apenas 15 minutos.

O maior diferencial do meu método de meditação é que envolve o trabalho em conjunto com as suas visões ou filmes mentais trabalhados no capítulo 3. A ideia é muito mais do que esvaziar a mente, acalmar, respirar, voltar o foco para o momento presente. Iremos introduzir sua visão de 2 anos na sua mente todas as manhãs! Acordar ter a visão de seu futuro ideal projetada no final de sua meditação lhe proporcionará gratuitamente a dose de inspiração e motivação que precisa para começar o dia com todo o gás e vitalidade.

Caso não tenha realizado o exercício das visões, recomendo que tenha acesso ao capítulo 3 do livro e faça-o assim que possível, justamente para poder potencializar sua experiência de meditação.

Atualmente, existem centenas de técnicas e até aplicativos de meditação. A técnica que eu escolhi e uso é chamada de Meditação de 4 Passos, e me foi ensinada por Jack Canfiled durante o treinamento Train the Trainner que realizei nos EUA e pode ser encontrada em seu site oficial.

Jack já participou de dezenas de treinamentos e retiros de meditação, muitos deles na Índia e no oriente, estudou muito o assunto e ele mesmo escolheu esta técnica para ensinar nos seus cursos. Por isso, considero também essa como a melhor técnica para nossas Manhãs Poderosas.

Jack Canfield aprendeu essa meditação no curso ILF Mediation com Betty Bethard, ex-professora da Inner Light Foundation em São Francisco, na primavera de 1975. Desde então ele tem ensinado essa técnica em todos os seus, pois a considera a essência da simplicidade. Ela é muito eficaz, ou seja, é perfeita para quem está começando: simples e profunda ao mesmo tempo.

Essa técnica se torna poderosa por juntar meditação com os filmes mentais, e é capaz de aumentar a autoestima, a conscientização, facilitar o crescimento psicológico e a integração, evocar a sabedoria interna, aumentar a memória, facilitar o desempenho ideal, evocar mais atitude positiva e acelerar a aprendizagem do assunto.

O grande objetivo da Meditação em 4 Partes é que os praticantes estabeleçam uma maior conexão com si mesmos e suas intenções, pois desenvolvem o seu dia e seu futuro a partir da visualização. Com ela, os praticantes atrairão mais rápido e com mais facilidade o tipo de experiência que visualizam. Durante os 25 minutos das Manhãs Poderosas, você irá dedicar 15 minutos para essa prática.

Antes de iniciar a meditação, caso seja sua primeira experiência, é importante tomar certos cuidados. Evite meditar de estômago cheio, quando estiver excessivamente cansado ou ao usar roupas restritivas. Não medite enquanto estiver sob a influência de álcool ou drogas. Use seu próprio julgamento ao usar medicação prescrita. É útil, antes da meditação, se preparar mentalmente. Por exemplo, você pode ler, discutir, ouvir ou pensar sobre algo de natureza inspiradora. Encontre um momento de silêncio em que você não será perturbado pelo telefone, campainha ou outras interrupções, e desligue o celular. Quando você se encontrar no estado de quietude interna, todos os seus sentidos são aumentados, e um ruído súbito pode ser um choque para o seu sistema.

Essa meditação pode ser feita na posição sentada com as pernas cruzadas no chão ou, como a maioria das pessoas acha mais confortável, sentada em uma cadeira com corpo ereto como se tivesse um fio na sua cabeça puxando sua coluna reta em direção ao teto e com pés planos no chão. Deixe as mãos juntas, pontas dos dedos de uma tocando a ponta dos dedos da outra.

  1. Preparação (2 minutos): Após sentar-se, sugerimos ficar com os olhos fechados. Inspire várias vezes pelo seu nariz e expire pela boca (no mínimo 14 vezes) bem suavemente prestando atenção na respiração, no ar passando pelo seu nariz e entrando nos pulmões. Depois dessas repetições, mantenha a respiração tranquila, com os olhos fechados e visualize uma bola luz do tamanho de uma bola de tênis subindo pelo seu pé do lado esquerdo, passando pela sua perna esquerda, subindo pelo seu tórax, dando a volta na sua cabeça e descendo pelo seu lado direito até o seu pé direito por três vezes. Mantenha os olhos fechados e as mãos fechadas sobre o umbigo e passe para a repetição. 
  1. Repetição (3 minutos): usada para focar sua mente, ela limpa os desvios mentais e acalma a sua mente consciente. Você pode se concentrar em uma palavra, um pensamento inspirador ou um mantra que tenha um significado especial para você. Um que uso com grande sucesso é: “Eu sou amor”. Basta repetir o mantra sem deixar que outros pensamentos venham à sua mente.

Seja qual for o ponto focal que você escolher para repetir, deixe representar a sua mais alta ideia espiritual, nunca algo materialista. Em um primeiro momento, sua mente provavelmente irá querer se desviar. Traga-a suavemente de volta ao ponto focal de sua concentração. À medida que se afasta, traga-a de volta novamente. Quase todos percebem sua mente muito ativa para se fixar em um único ponto no início. Mas, surpreendentemente, você encontrará a sua capacidade de disciplinar sua mente para um ponto cada vez mais forte. Use frases positivas como “Eu sou amor”, “Relaxe”, “Eu me amo e sou gentil comigo”. Neste momento, se você tem uma religiosidade, pode agregar sua fé com repetições do tipo “Eu sou o amor de Jesus” e com os olhos fechados imaginar qualquer objeto que representa sua religião. Continue repetindo essa frase escolhida por três minutos, até conseguir focar e não pensar em mais nada. É importante sempre usar a mesma frase, não troque a cada dia por outra. Ao final destes três minutos (aproximados, porque você não vai abrir os olhos pra olhar o relógio), você muda suavemente para a fase de recepção.

  1. Recepção/Observação (8 minutos): você que estava com as mãos fechadas em cima do umbigo, as abra e vire a palma para cima no seu colo (em cima das pernas) para iniciar a fase de recepção. Mantenha seu corpo ereto e relaxado. Agora, deixe a mente relaxar. Não exerça nenhum esforço consciente para pensar em nada. Basta deixar a sua mente livre. Você agora abriu os vários centros de consciência de seu ser. Permaneça relaxado e passivo, mas em alerta. Pensamentos e imagens mentais podem atravessar a sua consciência. Examine-os placidamente à medida que vão e vêm. Você pode “ver” imagens e cenas ou “ouvir” mensagens mentais. Você pode sentir sensações inesperadas, como calafrios ou vibrações ao longo da coluna vertebral, ou sensações de pressão, mantenha-se em estado tranquilo e relaxado. Uma vez que, como um ser humano normal, a única maneira de receber a comunicação é através dos seus cinco sentidos, é perfeitamente natural que qualquer comunicação se manifeste a você através de um ou mais desses canais.

Você pode perceber-se com um movimento suave de um lado para o outro, para frente e para trás ou em um movimento circular. Não fique perturbado. Esta é apenas uma manifestação de seu nível vibratório subindo de modo a facilitar a comunicação interna.

Sugiro 8 minutos inicialmente para recepção, mas, com o tempo, você pode se organizar, ficar mais tempo e aproveitar mais esta que é a melhor parte do processo. Porém, mesmo depois de ganhar experiência, limite-se a cerca de 20 ou 30 minutos. Normalmente, não é sábio ir além desse período de tempo.

IMPORTANTE: nos minutos finais, visualize a si mesmo alcançando suas metas, deixe passar todos os seus filmes mentais, este é o grande diferencial deste método ARP, e insira suas visões no final da meditação. Isso irá potencializar sua capacidade de alcançá-las. Imagine o combustível que é para sua manhã ver todos os dias o filme da vida futura como você planejou acontecendo!!

  1. Fechamento (2 minutos): ao final da sua meditação, feche as duas mãos novamente na altura do seu umbigo e imagine uma luz branca luminosa que o rodeia, como se fosse um grande escudo ao seu redor lhe preenchendo e protegendo. Assim, você se colocará em um ambiente de proteção, orientação e controle.

Isso pode ser feito de diferentes maneiras. Por exemplo, imagine-se em uma bola de luz branca enquanto um ambiente branco o rodeia totalmente. Este procedimento encerrará os centros de sua consciência que você abriu durante a concentração e a meditação, deixando seu ser interior protegido de influências externas. Isso é muito importante para aqueles que são sensíveis. Desenvolva o hábito de cercar-se com a luz branca de proteção sempre que sentir negatividade em torno de você, não apenas no momento da meditação. Ao fazer isso, no entanto, você não se blinda às pessoas. O que você está fazendo é proteger-se de ser afetado por qualquer negatividade, ao mesmo tempo que irradia amor e harmonia para aqueles mais próximos. A luz branca é sua proteção – certifique-se de usá-la. Eu também visualizo a mesma bola de luz branca ao redor de cada membro de minha família, da minha esposa e de cada um de meus três filhos pedindo proteção e inspiração toda manhã para eles.

Depois de ter praticado a meditação por um tempo, você começará a descobrir que tem uma grande sabedoria interior. É simplesmente uma questão de parar para ouvir o que está no seu interior e sua intuição, sensibilidade e alinhamento com o universo começarão a evoluir. É como se todos os poderes de sua mente e os segredos do universo começassem a ficar disponíveis e você crescerá sua força nesses dons desde que os procure para o serviço aos seus companheiros e não para fins egoístas e materiais.

DICA: Para facilitar o processo da meditação, você pode além de comprar o livro Manhãs Poderosas, acessar nosso podcast Manhãs Poderosas ou via Spotify com um áudio explicando essa meditação. Você poderá fechar os olhos e eu irei fazer com você a meditação de forma guiada, passo a passo, todos os dias até você conseguir fazer sozinho.

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